Imagem de destaque José Nardel: uma vida dedicada ao esporte

José Nardel: uma vida dedicada ao esporte

José Nardel Alves de Almeida Figueiredo nasceu em nove de março de 1954, em Montes Claros. Sua ligação com o ramo da comunicação começou cedo, no início da década de 1970, quando apresentou um programa de atualidades no Círculo Operário de Montes Claros.

Mas Nardel queria realizar seu grande sonho: ser um locutor da única emissora da cidade, a então Rádio Sociedade Norte de Minas - 550 AM. Com incentivo e apoio do amigo e radialista João Durães Narciso, conseguiu concretizar seu desejo, passando a fazer parte do seleto grupo de profissionais da rádio à época.

Logo, Nardel se destacou como narrador número um da emissora. Joselito Almeida, irmão dele, se lembra dessa época: “um feito marcante foi a transmissão da final do mundial interclubes, entre Cruzeiro e Bayern de Munique, na Alemanha”.

Na Rádio Terra de Montes Claros também se destacou. Segundo Adely Mendes, começou a realizar eventos esportivos que ficaram marcados na cidade, como a Copa Terra de Futebol Infanto-Juvenil e a Copa Terra Kaiser de Futebol Amador. Adely conta que Nardel participou das transmissões da Copa dos EUA, em 1994: “isso foi possível através de uma parceria da Rádio Terra com a Rádio Itatiaia, de BH”.

Um tempo depois, a Rádio Inconfidência o chamou para fazer parte de sua equipe de comunicadores. Foi um período em que ganhou reconhecimento, sendo o primeiro narrador da consagrada rádio.

Nardel também foi apresentador de telejornais na então TV Montes Claros. Na emissora, conheceu a sua esposa, Marina Queiroz, apresentadora do programa Revista Feminina. Desse relacionamento nasceu Nardel Junior, único filho do casal. Ele teve também, do primeiro casamento, uma filha chamada Kalila.

Candidatou-se a vereador, tendo uma expressiva votação, uma das maiores da história de Montes Claros. Ele também foi presidente da Câmara Municipal.

Em 2002, Nardel sofreu uma parada cardíaca fulminante, falecendo com apenas quarenta e oito anos de idade, deixando um vazio nos corações dos seus estimados ouvintes e em toda a sociedade montes-clarense.

Em toda sua vida profissional, Nardel incentivou a prática do esporte, promovendo debates e criando quadros esportivos. Foi justamente por sua intensa colaboração à modalidade que o município, na década de 1990, resolveu nomear o nome da principal maratona da cidade de Corrida José Nardel.

ASCOM | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire